Enquanto minha mãe costurava, gostava de ficar aos seu lado deitada em catre (cama) que ficava ao lado da máquina , ouvindo histórias de sua infância ,vivida na Fazenda da Catinga, em Tapiraí! Eram histórias fantásticas, vivida entre cabras, bois,vacas, monjolo, porcos, galinhas ,muitas frutas, muitas lavouras e ajudando sua mãe na lida do dia a dia !Era filha de um fazendeiro rico que guardava dinheiro até dentro de um colchão! Uma criança que tornou-se bonita ,depois de adulta conquistou o coração de um príncipe encantado que viera de terras distantes
Graças a essas históricas fantásticas que ela nos contava, enquanto pregava rendas, botões e cosia suas encomendas e que não eram poucas !Aprendia novos conhecimentos,pelo pouco que sabia, mas que eram de uma sabedoria extraordinária! Ao seu lado, ouvindo suas histórias, adquiria conhecimentos, experiências, melhorando o meu saber e minha linguagem !
Formava meu caráter e crescia sonhando em ser professorinha, além de buscar, histórias, e mais histórias, nos livros da excelente Biblioteca do Grupo Escolar “José Alzamora”,onde estudava !
Na fase adulta, adquiri mais conhecimentos estudando na excelente Escola Oficial Estadual ,de Formiga. Os anos se passaram, a menina que ouvia historia da mãe, passou a contar histórias para seus alunos, no Grupo “José Alzamora”, onde trabalhava.
Assim como minha mãe conheci o meu príncipe encantado e casei-me!Após três anos de casada nasceu o meu primeiro filho e depois vieram os outros quatro ,formando também uma escadinha, lembrando das palavras de minha mãe !
Meus filhos também cresciam ouvindo histórias e adquirindo mais leituras, nos livros que adquiríamos de um vendedor que trazia as novidades em literatura !
Chegava em casa à tardinha, depois de contar histórias para meus 42 alunos, um trabalho que fazia com muito carinho e satisfação ! Mesmo cansada , depois de tantos alaridos e transmitindo ensinamentos às crianças de minha sala, chegava em casa exausta e quase sem voz! A alegria que meus alunos sentiam em acompanhar as histórias e adquirir conhecimentos eram notáveis!
-À noite, algum dos meus filhos dizia :- Conta-me uma história mamãe!
Claro que nem lembrava do cansaço e contava a mesma história contada para as crianças de minha classe! Gostava de ver a reação de meus filhos ,assim como de meus alunos! Seus olhinhos brilhavam, seus sorrisos eram lindos: contava lindas histórias de príncipes, reis,castelos encantados, e algumas dessas histórias faziam-me emocionar bastante como :o “Pequeno Escrevente Florentino”
É importante que como mães, e avós contemos histórias para as nossas crianças. Sejam elas histórias de nossas vidas ou inventadas, pois estaremos compartilhando com seus valores e seu caráter !
Quantas vezes também contei histórias para os meus netos ...Assim,no dia a dia estaremos sempre construindo novas histórias e passando para os nossos filhos, netos e sobrinhos !
Nesse “Dia das Mães” a minha homenagem a todas as mães, principalmente as bambuienses, pedindo-lhes que narrem também suas histórias de vida ou inventadas, porque através delas suas crianças estarão adquirindo experiências , valores e caráter para a sua formação pessoal ”