20
Seg, Jan
ptenfres

                                         Anos Dourados

                                                   por Nancy Gonçalves Dias

 

Na magia dos anos sessenta havia
uma intensidade inexplicável em tudo
uma necessidade de viver
a passagem da adolescência com toda sua plenitude
O “cuba libre” era obrigatoriamente servido
nas horas dançantes do Clube Social
Chegava o “ Twiste ”,passava o “ Tcha -Tcha “
e na roda de violão cantávamos
Bossa Nova ,jovem guarda e MPB
Através da música se ouvia
as emoções reprimidas ,os medos
e a falta de liberdade de expressão
Éramos ingênuas e mais felizes!
Vivíamos alegres os sonhos de adolescência
E no colégio preparávamos para ser educadoras
Lembro-me bem éramos todas amigas
trocávamos confidências ,as nossas ilusões
as alegrias compartilhávamos
e os nossos afetos repartíamos
Um tempo bonito que a saudade tornou-se sagrada
nessa cidade ,que no coração de quem aqui nasceu
e sempre viveu permanecerá para sempre
Amada Bambuí ,nunca é tarde demais relembrar
Como cantávamos o Hino de Bambuí:
“ No oeste do chão mineiro surgiu nossa Bambuí
Meu orgulho de brasileiro é de ter nascido aqui”
***

“Saudades eu sinto do que vivi, do eu que fiz ,dos cheiros, das cores, das amigas , tudo isto , é relembrado nesta poesia que escrevi : Anos Dourados” !


                                    Doce Adolescência !


Olho para trás, para o passado distante , e lembro -me . como se fosse hoje ,daquela jovenzinha cheia de sonhos que à partir de seus quatorze anos despertava para a vida!


Ao som de belas marchinhas de carnaval ,rodopiava e cantava alegremente pelo salão do Clube Social de Bambuí, quando de inesperadamente , um atraente jovem surgiu com o seu doce sorriso , vindo em minha direção:
-Posso dançar com você ? Á partir daquele momento conquistou -me com o seu olhar ! Aquele primeiro encontro em um baile carnavalesco seria o início de muitos outros , nas horas dançantes ,quando coladinhos dançávamos também ,outros rítmos musicais daquela época que ficaram para sempre em minha memória ! Embalados na alegria das horas dançantes, o nosso amor crescia cada vez mais .Entre ciúmes , briguinhas , o nosso amor ia fortalecendo e mutuamente seguíamos juntos .


Assim a minha adolescência ia passando como cenas de um lindo filme em uma tela , com momentos mágicos , agora ,na cidade de Formiga ,quando ali fui estudar para ser uma professorinha ! Lágrimas ,saudades de minha querida Bambuí que parecia ficar tão distante! Saudades dos familiares , das amigas que ficaram para trás ! Vivia momentos gratificantes na “cidade das areias brancas ”ao conhecer novos professores , novas colegas de classe, aulas deliciosas de músicas , literatura ,educação física que faziam- me encantar e viver prazerosamente cada momento !Momentos felizes que passaram tão depressa ! Doces lembranças de excelentes livros lidos de literatura que foram meus companheiros constantes que faziam -me encantar com um mundo a descobrir ! Recantos , salas de aula, sítios, muitos ambientes que preencheram a minha vida , muitos deles ficando impressos em minha alma.Três anos de muita cultura ,aprendizagem, conhecimentos que foram complementos importantes para o meu futuro.


Sinto cheiro, como de grama molhada, que evoca as mais tenras lembranças de quando girava pela pracinha Cel Torres , horas dançantes, no Clube Social , Missa aos domingos ,na Matriz de Sant´Ana , que voltam dentro de mim , trazendo-me nitidamente cada imagem, cada recanto de um jardim por onde fui feliz, onde a alegria era uma constante! Quantas pessoas fizeram parte da minha jornada e foram embora, e tornaram-se inesquecíveis para mim! Lembranças de gente querida , familiares , primos que passaram por mim , deixando -me uma magia sem igual “!


Olho para trás, para o passado,lembro-me daquela jovem cheia de sonhos...Era feliz e sabia disto !
Vejo-me hoje, a juventude passou, mas os sonhos continuam pulsando dentro de mim!
Sigo em frente , faltando-me um pedaço, com lembranças apertadas de quem me tocou fundo o coração”!

 

Em 1920 , um jovem esguio, simpático, corpo de atleta chegava em Tapiraí, uma pequena cidade do interior de MG. Fugindo de um noivado que não quisera assumir, aportou-se nesta pequena cidade onde já morava o seu irmão mais velho. Trabalhava com empilhamento de sacos do açúcar em caminhão . Ali, naquela pequena cidade conheceu uma linda jovem de nome Dorcelina e com ela se casou apressadamente , para livrar-se do compromisso de um noivado que ficara para trás, ao deixar sua cidade natal.
Logo vieram os filhos, como dizia minha mãe: -“uma escadinha de filhos!” Tiveram dez filhos. Após alguns anos, e com a família criada, voltou-se para sua terra: São João Del Rey a procura de novas oportunidades de educação e melhoria de qualidade para a sua numerosa família . Já bem instalado conseguiu colocar seus quatro filhos, em um colégio Selesiano. Suas duas filhas, as mais velhas conseguiram aprender uma profissão que as sustentariam para o resto da vida! Alguns anos depois, sua filha, a mais velha casou-se com um jovem de Bambuí. Zozó, um pai extremoso, saudosista não quis ficar longe da filha e voltou para Bambuí, onde comprou uma casa na Rua Dr. Dilermando . Alugou um cômodo hoje, à rua Vigário Protázio, Cerrado onde colocou uma pequena mercearia. Negociou-se alguns anos neste local, até receber um convite do sr Geraldinho Cardoso para abrir uma mercearia , no Alto da Serra , onde havia muito movimento devido a cultura de café, ali existente”Depois de alguns anos voltou para Bambuí, onde adquiriu uma casa com um cômodo para negócio , ali abriu uma mercearia à Rua Ezequiel Dias, esquina com Av Emanuel Dias. Negociou -se alí até aposentar -se. Infelizmente não conseguiu desfrutar-se de sua aposentadoria, e viera a falecer em 1986, vítima de um coágulo no pulmão.
Joaquim Antônio Gonçalves,conhecido pelo apelido carinhoso de Zozó, um pai carinhoso, trabalhador e muito honesto educou seus nove filhos: cinco mulheres e quatro homens com muito rigor, onde não aceitava nenhum deslize por parte se seus filhos. Graças à Deus todos foram bem educados, consguiram também com seus esforços ser alguém na vida! Zozó, morreu aos 62 anos de idade , em 1986, deixando um legado de exemplos de honestidade e generosidade !
Neste momento , uma cena vem a tona lembrando- me o seu amor e generosidade pelos animais naquela época: subia à Av Emanuel Dias , uma avenida muito íngreme, uma carroça de burro com uma carga bastante pesada, a ponto do burro subir a avenida com muita dificuldade e cair. O carroceiro batia muito no animal para ele levantar. Meu pai vendo aquela imagem de judiação com o animal, enfrentou o carroceiro, tomando dele a estaca com que batia no animal. O carroceiro de medo, simplesmente obedeceu-o, sem bater mais no animal, conseguiu levantá-lo com a ajuda de meu pai. Esta história repercutiu durante muito tempo entre a vizinhança, de um homem generoso que brigou por causa de uma animal!
Assim era meu pai, um homem caridoso e amado pela sua generosidade para com todos e com os animais!
Foi-se embora deste mundo, há trinta e dois anos! Parece muito, mas para mim , parece que foi ontem! Os anos se passaram, e a dor foi substituída por uma memória doce. A amarga saudade foi ficando cada vez mais sublime, mas a presença dele paira eternamente sobre mim! Há boas lembranças, há pequenos gestos, frases, pessoas, fatos, imagens, que me levam até ele!Todos os dias vivo estes regressos inesperados.

Revejo-o sempre em minha memória pesando mercadorias e com a manga da camisa arregaçada.

Neste domingo - Dia dos Pais, uma homenagem “in memória ” especial ao meu querido e extremado Pai!

Que Deus o tenha em seus braços!

Que ele descanse em paz onde estiver!

Em Bambuí, cresci, vivo e aqui meus restos mortais serão depositados. Tive durante a minha infância e adolescência uma família estruturada, conforto, carinho e condições de desenvolvimento como ser completo. Minha formação cultural foi marcada por fortes influências oriundas da infância e juventude como o primeiro namoro na pracinha., momentos felizes no Bambuí Clube com seus famosos bailes de carnavais, as ruas e ladeiras por onde transitava e brincava; a Matriz de Sant’Ana em épocas de festas religiosas, o frango com quiabo.

Bambuí foi e sempre será a minha casa! É o lugar onde me sinto bem relaciono-me com a minha família, amigos e parentes. Sou uma bambuiense que sente e gosta do que diz respeito à Bambuí. Ela está longe de ser a cidade ideal, mas com certeza ela é para mim a melhor cidade do mundo!
Reconheço qualidades e aponto defeitos: sempre faço cobranças para melhorias na qualidade de vida da população e de minha família. Já visitei vários lugares no mundo: conheci muitas cidades, mas nenhuma se compara e foi amada tanto quanto amo minha Bambuí!

Amo as possibilidades que Bambuí è capaz de proporcionar-me: amo nossos costumes, nossa cultura e nossas influências. Adoro o perfil simplório que cerca a cidade, seus moradores, o jeito de conviver. As pessoas são confiáveis. Alegres na busca do sucesso do dia a dia. Bambuí não possui grande beleza natural, museus, galerias e atrações culturais como as grandes cidades. Contudo, eu a amo pelo sol que brilha no céu azul, pelas ruas largas e arborizadas, por não ter congestionamento de carros, pela liberdade de ir e vir e poder andar sossegadamente, pelo cantar alegre dos pássaros. E mais, as pessoas se relacionam entre sim de forma saudável e possuem a cumplicidade de uma grande família, principalmente parecem ser pessoas felizes!

Bambuí possui um jeito especial de acolher todas seus visitantes , por isso não é segredo que muitas pessoas a levam em seu coração, pois:

“Quem bebe da água de Bambuí, jamais esquecerá a cidade”.

Bambuí, você estará sempre em meu coração!

Fesliz aniversário!

 

O descontentamento real de autônomos, que possuem veículos começou desde junho de 2017, quando a Petrobras anunciou que haveria uma frequência no aumento e ajustes nos derivados do petróleo.Desde então, com a política de preços da Petrobras ficou impossível para os caminhoneiros praticarem seus carretos: o descontentamento era geral entre a classe e descrentes com a inércia do Presidente Michel Temer !
No entanto , o Presidente não pode ser acusado de ter sido surpreendido: recebeu avisos de entidades representativas da categoria. Em ofício de outubro passado a Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam) alertou a Casa Civil para as dificuldades que o setor estava passando . Infelizmente , Michel Temer achou mais fácil ignorar, levando em banho-maria esses avisos e submestimando a categoria !
No momento, Michel Temer dispõe de uma equipe inepta, com pouca autoridade e enfraquecido, levou o mercado, a sociedade e os políticos a romperem com o seu governo que não teve legitimidade para negociar, ou fazer valer as leis: os caminhoneiros sabiam disso, as empresas de transporte, os grandes produtores rurais, as indústrias e a sociedade brasileira também sabiam!
E Michel Temer foi ao extremo : ao acabar com a greve, achou mais fácil autorizar o uso das Forças Armadas contra os caminhoneiros,mostrando mais uma vez a sua incapacidade para dialogar e preferiu enfrentar as consequências que viriam ! O governo atendeu as reivindicações dos caminhoneiros em greve, que teve um custo de p R$ 9,5 bilhões para o Tesouro Nacional.
Com crise dos caminhoneiros o seu governo chega ao fim :sairá em 1º de janeiro de 2019, mas o seu mandato será encurtado para 28 de outubro, quando os brasileiros escolherão, em segundo turno, o próximo presidente da República que eleito iniciará já na fase de transição. Como Temer se queixava de ser tratado como um vice “decorativo”, no governo de Dilma Roussef permanecerá no Planalto até 1º janeiro, e será de fato, uma figura decorativa!
Interlocutores deo presidente admitem que a greve aumentou mais ainda o desgaste do presidente e houve preocupação de que os protestos nas ruas, por causa do desabastecimento, se transformassem em uma convulsão social.A greve dos caminhoneiros que bloqueiou as estradas, provocou transtornos em todo o País, mesmo com o acordo firmado entre o Governo e a categoria, na quinta-feira (24/05), mudou por completo a rotina dos brasileiros e as consequências foram desastrosas com a alta dos preços nos alimentos, falta de combustível nas bombas . paralisação dos transportes públicos,escolas fechadas ,falta de abastecimentos nos supermercados ,farmácias , hospitais ,animais morrendo por falta de ração e ruralistas perdendo estoques de leite .
O governo Michel Temer que subestimou o potencial da greve dos caminhoneiros , nunca imaginaria que uma categoria minoritária provocasse tantos prejuizos à nação!
Infelizmente, Michel Temer foi o efeito mais corrosivo da economia em 2018! Para muitos políticos sua gestão está chegando ao fim e com profundas marcas políticas, o que é uma pena! Um governo que tinha tudo nas mãos para fazer uma boa gestão , recuperar o país, a economia e entrar na história do pais, como um bom presidente! Infelizmente, será lembrado como um entulho na história do Brasil!
Não deixa de ser irônico e triste ao mesmo tempo que uma categoria tão pequena, conseguiu parar durante mais de 10 dias o gigante adormecido e tenha conseguindo tantas reivindicações pedidas  !

Mais Artigos...

Festival de Dança de Bambuí

quadrado destaques - Maria amélia doces 18 -2
Banner quadrado -  3 Rodrigo Fores
Banner Quadrado  Sicoob - 5
Quadro feito com folhas secas
Quadrado destaqu  22 anos Vl -
Banner quadrado  Fibra Mais   16
Banner  Destaques -DX Informática
Banner destaques 19 -1-Flores Secas
Banner quadrado 11