Anos Dourados
por Nancy Gonçalves Dias
Na magia dos anos sessenta havia
uma intensidade inexplicável em tudo
uma necessidade de viver
a passagem da adolescência com toda sua plenitude
O “cuba libre” era obrigatoriamente servido
nas horas dançantes do Clube Social
Chegava o “ Twiste ”,passava o “ Tcha -Tcha “
e na roda de violão cantávamos
Bossa Nova ,jovem guarda e MPB
Através da música se ouvia
as emoções reprimidas ,os medos
e a falta de liberdade de expressão
Éramos ingênuas e mais felizes!
Vivíamos alegres os sonhos de adolescência
E no colégio preparávamos para ser educadoras
Lembro-me bem éramos todas amigas
trocávamos confidências ,as nossas ilusões
as alegrias compartilhávamos
e os nossos afetos repartíamos
Um tempo bonito que a saudade tornou-se sagrada
nessa cidade ,que no coração de quem aqui nasceu
e sempre viveu permanecerá para sempre
Amada Bambuí ,nunca é tarde demais relembrar
Como cantávamos o Hino de Bambuí:
“ No oeste do chão mineiro surgiu nossa Bambuí
Meu orgulho de brasileiro é de ter nascido aqui”
***
“Saudades eu sinto do que vivi, do eu que fiz ,dos cheiros, das cores, das amigas , tudo isto , é relembrado nesta poesia que escrevi : Anos Dourados” !
Doce Adolescência !
Olho para trás, para o passado distante , e lembro -me . como se fosse hoje ,daquela jovenzinha cheia de sonhos que à partir de seus quatorze anos despertava para a vida!
Ao som de belas marchinhas de carnaval ,rodopiava e cantava alegremente pelo salão do Clube Social de Bambuí, quando de inesperadamente , um atraente jovem surgiu com o seu doce sorriso , vindo em minha direção:
-Posso dançar com você ? Á partir daquele momento conquistou -me com o seu olhar ! Aquele primeiro encontro em um baile carnavalesco seria o início de muitos outros , nas horas dançantes ,quando coladinhos dançávamos também ,outros rítmos musicais daquela época que ficaram para sempre em minha memória ! Embalados na alegria das horas dançantes, o nosso amor crescia cada vez mais .Entre ciúmes , briguinhas , o nosso amor ia fortalecendo e mutuamente seguíamos juntos .
Assim a minha adolescência ia passando como cenas de um lindo filme em uma tela , com momentos mágicos , agora ,na cidade de Formiga ,quando ali fui estudar para ser uma professorinha ! Lágrimas ,saudades de minha querida Bambuí que parecia ficar tão distante! Saudades dos familiares , das amigas que ficaram para trás ! Vivia momentos gratificantes na “cidade das areias brancas ”ao conhecer novos professores , novas colegas de classe, aulas deliciosas de músicas , literatura ,educação física que faziam- me encantar e viver prazerosamente cada momento !Momentos felizes que passaram tão depressa ! Doces lembranças de excelentes livros lidos de literatura que foram meus companheiros constantes que faziam -me encantar com um mundo a descobrir ! Recantos , salas de aula, sítios, muitos ambientes que preencheram a minha vida , muitos deles ficando impressos em minha alma.Três anos de muita cultura ,aprendizagem, conhecimentos que foram complementos importantes para o meu futuro.
Sinto cheiro, como de grama molhada, que evoca as mais tenras lembranças de quando girava pela pracinha Cel Torres , horas dançantes, no Clube Social , Missa aos domingos ,na Matriz de Sant´Ana , que voltam dentro de mim , trazendo-me nitidamente cada imagem, cada recanto de um jardim por onde fui feliz, onde a alegria era uma constante! Quantas pessoas fizeram parte da minha jornada e foram embora, e tornaram-se inesquecíveis para mim! Lembranças de gente querida , familiares , primos que passaram por mim , deixando -me uma magia sem igual “!
Olho para trás, para o passado,lembro-me daquela jovem cheia de sonhos...Era feliz e sabia disto !
Vejo-me hoje, a juventude passou, mas os sonhos continuam pulsando dentro de mim!
Sigo em frente , faltando-me um pedaço, com lembranças apertadas de quem me tocou fundo o coração”!