20
Seg, Jan
ptenfres

A maior parte de minha vida , desde a juventude foi sempre dedicada  a pesquisas , estudos, cursos sobre  astrologia , planetas e suas influências na vida das pessoas.

Gosto de ler  tudo que se refere a astrologia! Minha grande influenciadora: a vidente, escritora , e astróloga : Linda Goodman , uma americana que conheci em 1995 ,em Los Angeles , onde fazia o lançamento de um de seus livros sobre astrologia! Ela uma grande escritora , poeta e vidente faleceu em 1995 . Grande astróloga influenciou-me  bastante a pesquisar e estudar tudo que se refere a astrologia. .Tenho vários livros de sua autoria ,em minha estante!  

Acredito , piamente na influência dos planetas em nossa vida ,em nosso trabalho , saúde ,inteligência!  Mesmo que a gente não acredita ,eles agirão, independentemente  de nossa vontade ou não !  

Gosto de planejar o Ano Novo  ,somente depois que eu pesquiso e descubro  qual será o Planeta regente do ano que se inicia !

Através de pesquisas descubro que o Planeta Marte será o regente do ano de  2019 !

Muito bom , muito animador este Planeta, porque as pessoas serão motivadas  a ousar em grandes negócios, principalmente  as arianas   que têm  a vibração deste grande astro em seu signo!  

Marte ,o Planeta  de cor vermelha  , cor do fogo ,  simboliza a coragem ,o dinamismo, a vitalidade influenciará o amor , para que haja muitos casamentos e união , em 2019

 Ele , Planeta da guerra , da força  trará algumas instabilidades para o mundo,neste ano de 2019 e precisamos superar muitas batalhas,  e sobrevivermos bravamente!.

Será um ano de muitas conquistas, por isto devemos aproveitar as boas  vibrações deste planeta agindo   com muita rapidez, a inteligência   e   ousadia e  os   mais corajosos , chegarão  bem depressa, lá na frente  com algumas  novidades e muito sucesso !

 Nos ciclos de Marte, podem acontecer guerras, brigas e desentendimentos. Ele  tanto rege a guerra como tudo o que demanda energia, força e coragem.

O Brasil passará por grandes transformações em todas as áreas de trabalho, sob a sua regência !

 Políticos , prefeitos , e os mais ousados deverão aproveitar a vibração  de Marte para implantar  Projetos , em qualquer área de trabalho que  terão o maior sucesso !  

A comunicação ,o  jornalismo passarão  por grandes transformações ,principalmente  para os profissionais mais ágeis , os mais ousados   que terão o maior sucesso, em sua área de trabalho!Se soubermos canalizar a energia de forma positiva deste grande astro veremos grandes mudanças ,melhores ganhos financeiros e um novo amor !

 As  palavras do ano serão: ousadia , rapidez ,fé, otimismo, entusiasmo ,conquista, irradiação e execução !

Avante amigos (as) !

A sorte bate em nossas portas!

 

 

O presépio começou a ser montado por D. Maria Elias, carinhosamente chamada de Marilía, no cantinho da sala de sua casa. Cada ano ele tornava-se maior com as oferendas que recebia durante o Natal.
 
Marilía recebia muitos agrados para o Menino Jesus, dos vizinhos e conhecidos que iam rezar o terço por ocasião do Natal. Satisfeita ela ia depositando as oferendas. Um conhecido, trazia uma estatueta, um ninho de tico-tico, outro, uma casinha de João de Barro, uma raiz em forma de cruz. Marilia ia intuitivamente ornamentando, construindo aquela beleza de presépio que encantava não só as crianças, mas também aos adultos.
 
D. Marilia doou sua sala para a construção de um presépio e como os três Reis Magos, muitos vieram trazer suas oferendas ao Jesus Cristinho. Ganhava coisas curiosas de uma gente simples e fez uma linda obra que encantava e tocava os corações de muita gente. Era um resgate a tradição, a vinda de Cristo: uma lição de amor.
 
O Natal dos presépios é um Natal que remonta um cenário cristão de doação, fé e reverência.
 
Enquanto escrevo este artigo, lembro-me com saudades do presépio de D. Marilia Passava horas e horas visualizando cada imagem ali colocada. Transportava-me para aquele mundo ali existente fazendo parte daquele lindo cenário! Ela contava-me com a maior alegria e paciência a história do nascimento do Menino Jesus, dos animais que estavam no estábulo na hora do nascimento, a história dos Reis Magos.
 
O presépio tinha a forma de uma gruta, aprendi com ela a preparar o papel para dar a impressão de uma gruta (triturava cacos de vidros e jogava-os por cima do papel, onde tinha passado uma cola). Explicava-me  como fazia as graminhas de alpiste para nascer dias antes de formar o presépio. Ficarva horas e horas vendo com curiosidade as imagens ali colocadas como o Menino Jesus, deitado no meio das palhas, rodeado de São José e N. Senhora e iluminados pela estrela guia, juntamente com os animais como o burrinho, carneirinho, o boi, a vaca e o bezerrinho, assim como: a galinha com os pintinhos, os patinhos na lagoa, sobre um pedaço de espelho, os serralheiros serrando uma tora, a igrejinha colocada lá no alto do morro. As casinhas singelas formando uma vila com as crianças brincando no terreiro de uma casa, o monjolo que era movido por uma bica d água caindo da pedreira, em cima da roda d´agua; tudo em miniatura.

Lembranças mais doces de um tempo em que eu acreditava na existência de Papai Noel que passaria pela fresta da janela, no Dia 25 de dezembro, para deixar um presentinho nos sapatinhos das crianças. Lembro-me com carinho da história que ela contava de Papai Noel, uma alusão a São Nicolau. Ele era um santo homem que nasceu em 270 ac e morreu em 342, aos 71 anos de idade. "Fez o bem, sem olhar a quem". Ele fundou um orfanato, saciou a fome dos pobres, protegeu marinheiros, ladrões e mendigos. Viveu sobre a égide da caridade. Foi perseguido e preso pelos romanos, por seu amor ao semelhante, tornou-se Santo.

Doces lembranças! Deposito com saudades este artigo, como oferenda ao Presépio de Marilía!
Que Deus a tenha junto de si!

O Dia Nacional da Língua Portuguesa é celebrado anualmente em
05 de novembro .no Brasil

Atualmente, a língua portuguesa é o 5º (quinto) idioma mais falado do planeta.Ú

 

“Lingua Portuguesa”


                               Olavo Bilac (1865-1918)

 

Ultima flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: "meu filho!"
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

Nesse poema : Língua Portuguesa, o autor parnasiano Olavo Bilac faz uma abordagem sobre o histórico da língua portuguesa, tema já tratado por Camões. .


Esta história é contada em catorze versos, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos – um soneto – seguindo as normas clássicas da pontuação e da rima.
Partindo para uma análise semântica do texto literário, observa-se que o poeta, com a metáfora “Última flor do Lácio, inculta e bela”, refere-se ao fato de que a língua portuguesa ter sido a última língua neolatina formada a partir do latim vulgar – falado pelos soldados da região italiana do Lácio.


No segundo verso, há um paradoxo: “És a um tempo, esplendor e sepultura”. “Esplendor”, porque uma nova língua estava ascendendo, dando continuidade ao latim. “Sepultura” porque, a partir do momento em que a língua portuguesa vai sendo usada e se expandindo, o latim vai caindo em desuso, “morrendo”.


No terceiro e quarto verso, “Ouro nativo, que na ganga impura / A bruta mina entre os cascalhos vela”, o poeta exalta a língua que ainda não foi lapidada pela fala, em comparação às outras também formadas a partir do latim.
O poeta enfatiza a beleza da língua em suas diversas expressões: oratórias, canções de ninar, emoções, orações e louvores: “Amo-te assim, desconhecida e obscura,/ Tuba de alto clangor, lira singela”. Ao fazer uso da expressão “O teu aroma/ de virgens cegas e oceano largo”, o autor aponta a relação subjetiva entre o idioma novo, recém-criado, e o “cheiro agradável das virgens selvas”, caracterizando as florestas brasileiras ainda não exploradas pelo homem branco. Ele manifesta a maneira pela qual a língua foi trazida ao Brasil – através do oceano, numa longa viagem de caravela – quando encerra o segundo verso do terceto.
Ainda expressando o seu amor pelo idioma, agora através de um vocativo, “Amo-te, ó rude e doloroso idioma”, Olavo Bilac alude ao fato de que o idioma ainda precisava ser moldado e, impor essa língua a outros povos não era um tarefa fácil, pois implicou em destruir a cultura de outros povos.


No último terceto, para finalizar, quando o autor diz: “Em que da voz materna ouvi: “meu filho!/ E em que Camões chorou, no exílio amargo/ O gênio sem ventura e o amor sem brilho”, ele utiliza uma expressão fora da norma (“meu filho”) e refere-se a Camões, quem consolidou a língua portuguesa no seu célebre livro “Os Lusíadas”, uma epopéia que conta os feitos grandiosos dos portugueses durante as “grandes navegações”, produzida quando esteve exilado, aos 17 anos, nas colônias portuguesas da África e da Ásia. Nesse exílio, nasceu “Os Lusíadas”, uma das oitavas epopéias do mundo.

Ao escrever este editorial , lembrei-me com carinho do professor de Português ,Hêner Torres ,que tinha uma paixão avassaladora pelos autores clássicos e seus poemas  !

Ele transmitiu para nós , suas alunas, este amor ,este carinho pelos poemas clássicos,os quais tínhamos a obrigação de decorá-los , como se dizia antigamente :  “na ponta da língua” !


Pátria
por Olavo Bilac

"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,

É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!

Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha...

Quem com seu suor a fecunda e umedece,
vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!
Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!"

O Brasil que eu quero para o futuro é como neste poema de Olavo Bilac : que todos os brasileiros sejam mais patriotas !
Quero um Brasil onde exista muita cultura , conhecimento e educação para nossas crianças e jovens !
Quero um Brasil que em nada difere de outros países mais desenvolvidos, que eu conheci !
Quero um pais sem racismo, sem desigualdade, sem distinção de classes, onde posso exercer o meu o poder de cidadania ,escolher governantes que querem e desejam um país melhor para seus irmãos brasileiros!

Em 1903 Rui Barbosa escreveu este excelente texto, hoje tão atual:
“A pátria não é um sistema, nem é uma seita, nem um monopólio, nenhuma forma de governo: é o céu, o solo, o povo, tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade. Os que a servem são os que não invejam, os que não inflamam, os que não conspiram, os que não sublevam, os que não desalentam, os que não emudecem, os que não se acobardam, mas resistem, mas ensinam, mas esforçam, mas pacificam, mas discutem, mas praticam a justiça, a admiração, o entusiasmo. Porque todos os sentimentos grandes são benignos e residem originariamente no amor. No próprio patriotismo armado o mais difícil da vocação, e a sua dignidade não está no matar, mas morrer. A guerra, legitimamente, não pode ser o extermínio, nem a ambição: é, simplesmente, a defesa. Além desses limites, seria um flagelo bárbaro, que o patriotismo repudia” …

A escolha é nossa , neste momento histórico :no dia 07 de Outubro de 2018 :deveremos refletir muito ao dar o nosso voto consciente !
Fiquemos espertos ! Está na hora de mudarmos o rumo, a direção do nosso Brasil !Está na hora de sermos mais otimista ter mais união e mais esperança por dias melhores !


Futuramente nossos filhos e netos precisarão deste patriotismo neste momento histórico em que passa o Brasil !
Vamos acabar com esta corrupção que assola o nosso Brasil ! Vamos agir , para termos dias melhores , e deixar um Brasil onde impera : o amor , a paz e harmonia! É este o legado que deveremos deixar para nossos filhos e netos !


Não deixemos levar por pessoas negativas que estão em nossa volta ,onde vemos somente reclamação, dor, tragédia e desesperança!
É hora de mudar ,refletir e fazermos a escolha certa !
Que o seu voto seja um voto consciente ! “

“Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”

Mais Artigos...

Festival de Dança de Bambuí

quadrado destaques - Maria amélia doces 18 -2
Banner quadrado -  3 Rodrigo Fores
Banner Quadrado  Sicoob - 5
Quadro feito com folhas secas
Quadrado destaqu  22 anos Vl -
Banner quadrado  Fibra Mais   16
Banner  Destaques -DX Informática
Banner destaques 19 -1-Flores Secas
Banner quadrado 11