26
Qui, Nov
ptenfres

Destaques

Grid List

Patrocinadores

Banner quadrado  Paulinho  6.1

Outros destaques

Grid List

Banner quadrado - Wilson  I
quadrado destaques - Lasmar 18 -2
Banner Quadrado - MultElétrico i  II
Banner Quadrado -  Capa Jornal IV
Banner quadrado 9
banner quadrado 10
Banner quadrado 13 -Bem solar
Banner quadrado   Geovanna  15
Quadrado  Outros Destaques - Marina Novo Vll

Público presente na reunião , no Fórum Amaziles Silva , em Bambuí

9

 Dr. Pedro dos Santos e a escrivã Liliane de Paula Irene , ao fazer a explanação dos trabalhos Forenses , em 2019

Dr. Pedro dos Santos , e a Defensora Pública : Dra Natália Torres ,ao explanar sobre as atividades de  2019

 

O prefeito, Olívio Teixeira  agradecendo ao MM Dr.Pedro , funcionários e servidores pelos serviços prestados em prol de Bambuí!

 A Comarca do Município de Bambuí, é uma Comarca Intermunicipal, com sede no Fórum Amaziles Silva. Compreende os municípios de Bambuí, Medeiros e Tapiraí, sendo uma das divisões administrativas jurisdicionais de 1ª entrância do TJMG- Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e do TRE/MG - Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais e pertencente ao Grupo Jurisdicional do Município de Formiga.

A Comarca de Bambuí, possui atuação como Vara única, o que engloba as varas: Varas de Infância e Juventude, Varas da Fazenda Pública, Varas Cíveis, Varas de Família, Varas Criminais, Juizado Especial Criminal, Juízes de Direito Auxiliares e Juizado Especial Cível.

 

Com o objetivo de  apresentar os trabalhos forenses ,  o MM Juiz de Direito, Dr. Pedro dos Santos Barcelos, durante uma reunião distribuiu aos presentes :folhas com gráficos que mostravam  os trabalhos   da Comarca realizados durante o ano de 2019.

A reunião aconteceu no dia , 17 de dezembro, no Salão Nobre do Fórum  Amaziles Silva ,às 17 horas ,onde estiveram presentes vários advogados , Gilcilene  Alves de Faria ,presidente  da OAB, funcionários, servidores ,o Ilmo Prefeito de Bambuí, Olívio Teixeira ,  o llm°  prefeito de Medeiros  Francisco Martins Ribeiro, o prefeito  de Tapiraí: Leonardo José de Oliveira, representante do Consep Luiza Galindo,  direção do Presídio de Bambuí MG  Diretor Wellington Fiusa, representante do Conselho Tutelar, Rose Sifuentes ,representantes  de Associações  ,da  comunidade local, a jornalista  Nancy Gonçalves Dias ,  do Jornal da Canastra e demais visitantes

  "Atualmente há um acervo de  14155  processos : 8638 foram despachados ;3841 pessoas ouvidas em audiência ,3.636 , pessoas autuadas  e  3119 sentenças e decisões  durante o ano de 2019  . Todo estes trabalhos forenses  foram realizados  graças ao empenho dos funcionários , servidores , com o apoio da OAB , e de alguns estagiários, destacou o MM Dr.Pedro Barcelos dos Santos

Apontou que para a ideal equalização entre demandas e decisões, a Comarca deveria ter mais funcionários  ,  novos servidores.  e  que o concurso em andamento deverá preencher apenas 02 vagas para a Comarca de Bambuí e   ainda que  questões orçamentárias precisavam  também  ser levadas em conta”, disse Dr. Pedro.

Relatou que o  elevado número de processos na Comarca local  conta com alguns  que têm mais de 20 anos ,resultando  " filhotes" , por isto , complicando,   mais os trabalho.

O mesmo parecer foi citado pela escrivã da Comarca de Bambuí,  Liliane  Irene de Paula,   que foi convidada pelo MM Dr. Barcelos a dar o seu parecer  onde apresentou as mesmas dificuldades  , no andamento dos processos 

O prefeito Olívio Teixeira  tomou da palavra para agradecer ao MM Dr Pedro  Barcelos  .a todos os funcionários  e servidores  pelo excelente trabalho em prol da Comarca , dando   sugestão  para implantar mais uma Vara Cível, na Comarca.

A defensora pública Natália Torres , tomou da palavra para falar das dificuldades existentes  e o agradecer o apoio do MM Dr. Pedro  dos Santos  , colegas  advogados que lutam para solucionar os trabalhos forenses .

Dr. Pedro Barcelos está prestes a completar 49 anos de trabalhos como Juiz de Direito e  finalizou a reunião , agradecendo   a presença de todos , e com muita   alegria , muito bom humor  que lhe é peculiar , relata que completará    vinte  e um anos , somente na Comarca de Bambuí e a alegria   em  morar na cidade,após a sua aposentadoria!

Historicamente, a figura do padre é de grande importância, pois é uma pessoa de muita influência junto à comunidade.
Um sacerdote estuda muitos anos até receber a ordenação. Os padres católicos podem pertencer a uma ordem religiosa, como os franciscanos, vicentinos, jesuítas etc Eles possuem um "carisma" próprio, seja ele educacional ou de cuidado aos doentes, e vivem sob a supervisão de um superior.
Já os padres dioc-sanos estão ligados diretamente ao bispo de sua dio-cese e tem como missão cuidar dos seus paroquianos.
Na Igreja Católica, a figura do padre é considerada semelhante a de um "pai" (padre), que intercede por seus "filhos" (fiéis) em nome de Deus e Jesus Cristo.

O Jornal da Canastra entrevistou o Pe Edson Augusto Teixeira que chegou a Bambuí recentemente para dirigir a paróquia de Sant´Ana .
Eis a entrevista

Jornal da Canastra- Pe Edson Augusto Teixeira como o Sr. decidiu ser Padre?

Pe Edson Estimado (a) leitor (a) do Jornal da Canastra, paz e bem! Sou natural de Bom Despacho-MG. Sou filho de uma família de fé e comprometida com a causa do Evangelho, com a vida, com o bem comum. Assim, o ser Padre foi consequência, com a colaboração de muitas outras pessoas.

JCanastra- Como foi a sua nomeação pa-ra vir para Bambuí?
Pe Edson -Devido a transferência do Pe. João Bosco para Formiga, o Dom José Aristeu e o conselho de presbítero escolheu o meu nome para a Paróquia Sant’Ana em Bambuí.

JCanastra - Pe. Edson todos gostariam de conhecê-lo melhor. Poderia falar-nos sobre sua trajetória de vida?

Pe Edson - Sou o décimo filho de uma prole de dezesseis. Graças à base familiar e comunitária, desde os sete anos de idade sou engajado na Vida da Igreja, por meio da SSVP. Como consequência, Pe. Paulo Dias Barbosa e Ir. Ana, Congregação da Missão, encaminharam - me para Vida Religiosa. Em 2004 retornei à minha Diocese de Origem, Diocese de Luz. Em nossa e por nossa Diocese, já exerci o Ministério em Lagoa da Prata, Santo Antônio de Monte, Paineiras, Biquinhas, Panis e Rondônia.


JCanastra - Todos possuímos aquelas pessoas pelas quais temos grande reverência e nos inspiramos em seus exemplos. Quais são as personalidades que lhe inspiram?
Pe Edson - Personalidades bíblicas: Jesus Cristo, São José e Nossa Senhora, São Joaquim e Sant’Ana, Amós, Ester, São Paulo e São Pedro! Personalidades da Igreja: São Francisco de Assis, São Vicente Paulo, SantaTeresa de Calcutá, Ir. Dulce, Dom Helder Câmera, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom Pedro Casa-l dáliga, São João XXIII, São Paulo VI, Ir. Dorothy e Papa Francisco. Personalidades da História: Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Chico Mendes...


JCanastra - O senhor poderia compartilhar um pouco co-nosco sobre sua experiência da última Paróquia?

Pe Edson - A última Paróquia, na condição de Pároco, foi Nossa Senhora do Carmo em Panis, foram dois anos e nove meses de trabalho. Foi uma rica experiência no, administrativo e pastoral. Administrativo: reformas da Igreja Matriz, reforma de três Igrejas em comunidades rurais e reforma da casa paroquial; construção do escritório paroquial e continuação da construção da Igreja São Cristóvão no Bairro Alvorada. Pastoral: multiplicação das comunidades urbanas, de cinco para onze; fortalecimento dos círculos bíblicos, fortalecimento do trabalho a partir do ECC, Pastoral Familiar e Juventude; reestruturação da Pastoral do Dízimo. Foi justamente a partir da reestruturação da Pastoral do Dízimo que foi possível o fluir dos trabalhos já mencionados. A Paróquia é uma engrenagem, o Padre e o Povo tem que caminhar em sintonia, a partir da comunhão e do respeito.

JCanastra - Quais são suas expectativas agora como o mais novo pároco da Paróquia Sant´Ana de Bambuí?
Pe Edson - Estou como administrador Paroquial, devido a Assembleia Diocesana em Dezembro, lá será definido se ficarei como pároco ou não, assim caminharemos com cautela e firmeza. Expectativas: que estejamos antenados em Jesus Cristo, em comunhão com a Igreja, em comunhão com o Papa Francisco e sua luta pela vida.

JCanastra - O senhor poderia deixar uma mensagem para seus novos paroquianos?

Pe Edson - Estimados Paroquianos, estamos vivendo um tempo de graça. Papa Francisco é um presente de Deus para Igreja, para o Mundo. Estejamos atentos aos seus apelos. Apelos em profunda sintonia com Jesus Cristo, com o Evangelho, com Eucaristia, com a vida num todo. O Sínodo para a Amazônia é um presente de Deus à humanidade, à toda Criação por meio do Papa Francisco. Fiquemos atentos ao que vemos nas redes sociais, pois há muitos fake-news sobre o sínodo, sobre o Papa Francisco. Procure se informar a partir de sites sérios e confiáveis. Exemplo de sites confiáveis: CNBB, PUC-MG, DOM TOTAL. Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja, é estar em comunhão com Jesus Cristo.
Que nossa querida padroeira, Sant’Ana nos ajude a esta comunhão e fidelidade.
Estimado leitor (a), fraterno abraço! Aos poucos iremos nos conhecendo. Paz e bem a vc!

JCanastra - Nós ficamos imensamente felizes pela presença do Sr. aqui na nossa paróquia!
Que Deus possa iluminar sua trajetória e que continue assim com muita luz!

Pe Edson - Amém! Estejamos todos em profunda sintonia com o Deus Uno e Trino, para que sejamos protagonista do cuidado com a Vida em todas as suas dimensões!

A população de Bambuí agradece a Deus pela presença do Pe Edson Augusto Teixeira em nossa Paróquia que, através da caridade e da fé, dedica sua vidas aos pobres e aos não afortunados e mostram que todos são dignos do amor de Cristo.

Ao Pe Edson que dedica sua vida em seguir o caminho do amor e da palavra de Cristo, toda a nossa gratidão e votos de eterna paz e alegria.

Agradeçemos imensamente pela graça de tê-lo em nossa paróquia!

Seja bem- vindo Pe Edson Augusto Teixeira a Bambuí!

Jornal da Canastra