10
Dom, Nov
ptenfres

Destaques

Grid List

Patrocinadores

Banner quadrado -  3 Rodrigo Fores
Banner Quadrado  Sicoob - 5
Quadro feito com folhas secas
Banner quadrado  Fibra Mais   16
Banner  Destaques -DX Informática

Outros destaques

Grid List

quadrado destaques - Maria amélia doces 18 -2
Quadrado destaqu  22 anos Vl -
Banner destaques 19 -1-Flores Secas
Banner quadrado 11

Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sob o comando de Adolf Hitler.
Os nazistas assassinaram, primeiramente, pessoas que tinham alguma deficiência mental ou física, e opositores do governo.
Além disso, grupos sociais que eram considerados “inferiores”, segundo o nazismo, como negros, homossexuais, Testemunhas de Jeová e ciganos, pereceram nos campos de concentração.
Vítimas do Holocausto

Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estimam-se que tenham sido assassinados mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto.
A dimensão da crueldade que foi o Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura .
No dia 27 de Janeiro se comemora em muitos países, o Dia Internacional do Holocausto. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU não por acaso. Neste dia, as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração na cidade polonesa de Oswiecim (Auschwitz) que era uma verdadeira "fábrica da morte" para os presos, na sua maioria, judeus.
Eu estava de férias e não queria nem pensar em ver coisas tristes durante minha viagem a Berlim. Resolvi então, depois que a guia Assunta, uma chilena muito comunicativa me convenceu que seria muito bom conhecer o Campo de Concentração Sachsenhausen, perto de Berlim. Foi ela que nos contou e descreveu com detalh e es sobre o Campo de Concentração Infelizmente foi uma das experiências mais triste s e muito emocionante que tive em Berlim! Chorei rios de lágrimas!
Sachsenhausen é um memorial em um antigo campo de concentração que existiu bem próximo a Berlin.
O Sachsenhausen foi um lugar de muito sofrimento. Passar por seus portões deu-me um nó na garganta. É um campo de concentração na Alemanha, que esteve ativo desde meados de 1936 à abril 1945. Recebeu este nome, devido à região onde se localizava. Sachsenhausen fazia parte da cidade de Oranienburg, em Brandenburgo.
Foi a primeira de uma série de instalações construídas pelos nazistas, para confinar ou liquidar em massa opositores políticos, judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, e, posteriormente, milhares de prisioneiros de guerra .
Uma foto que me chamou atenção foi uma montagem de fotos de propaganda nazista, onde prisioneiros e guardas se divertiam juntos: “Tudo armado para que o mundo não soubesse das barbaridades ali cometidas, disse Assunta.”
O governo alemão tentou esconder tamanha barbaridade até no momento quando as tropas aliadas ali estiveram e descobriram as atrocidades cometidas.
Visitamos salas com exposição de dormitórios com beliches, vasos sanitários e salas das “clínicas” que eram usadas para os experimentos nazistas e os fornos onde os corpos eram queimado s.
Para evocar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto fica aqui este depoimento, e fotos tiradas ao conhecer este campo de Concentração !!
Espero que as gerações futuras nunca se esqueçam das atrocidades bárbaras cometidas por Hitler: o homem mais louco do século passado!

 

 

 Talentosas estrelas do mundo  da dança apresentaram-se, no Palco do COPREM, em Bambuí em 2009

 

 

                                                                            Carla Michelle e seu partner Daniel Canedo -BH

               

 Michelle Saramago e seu partner e Wellington     Maria Clara - Professora do  Centro Mineiro de Dança,   e  Marília Campos - Luz

           

Marcelo Santos -Jurado / bailarino -SP -    Luciana Lemme - Mateus Leme        Xico Arantes ( In Memorian- BH)

Para competir  participaram: Grupos de BH (Incorpore)  Luz ( Dança do Ventre)  Contagem ,Lagoa da Prata ,(Big Boys ) Formiga,( Esquadrãozinho), Iguatama(Forró)

 

        

Apresentaram-se Grupos de danã de Formiga , Bambuí, Lagoa da Prata ,Mateus Leme Divinópolis ,Cuiabá ,Carmo do Cajurú,

  

         

Público presente na reunião , no Fórum Amaziles Silva , em Bambuí

9

 Dr. Pedro dos Santos e a escrivã Liliane de Paula Irene , ao fazer a explanação dos trabalhos Forenses , em 2019

Dr. Pedro dos Santos , e a Defensora Pública : Dra Natália Torres ,ao explanar sobre as atividades de  2019

 

O prefeito, Olívio Teixeira  agradecendo ao MM Dr.Pedro , funcionários e servidores pelos serviços prestados em prol de Bambuí!

 A Comarca do Município de Bambuí, é uma Comarca Intermunicipal, com sede no Fórum Amaziles Silva. Compreende os municípios de Bambuí, Medeiros e Tapiraí, sendo uma das divisões administrativas jurisdicionais de 1ª entrância do TJMG- Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e do TRE/MG - Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais e pertencente ao Grupo Jurisdicional do Município de Formiga.

A Comarca de Bambuí, possui atuação como Vara única, o que engloba as varas: Varas de Infância e Juventude, Varas da Fazenda Pública, Varas Cíveis, Varas de Família, Varas Criminais, Juizado Especial Criminal, Juízes de Direito Auxiliares e Juizado Especial Cível.

 

Com o objetivo de  apresentar os trabalhos forenses ,  o MM Juiz de Direito, Dr. Pedro dos Santos Barcelos, durante uma reunião distribuiu aos presentes :folhas com gráficos que mostravam  os trabalhos   da Comarca realizados durante o ano de 2019.

A reunião aconteceu no dia , 17 de dezembro, no Salão Nobre do Fórum  Amaziles Silva ,às 17 horas ,onde estiveram presentes vários advogados , Gilcilene  Alves de Faria ,presidente  da OAB, funcionários, servidores ,o Ilmo Prefeito de Bambuí, Olívio Teixeira ,  o llm°  prefeito de Medeiros  Francisco Martins Ribeiro, o prefeito  de Tapiraí: Leonardo José de Oliveira, representante do Consep Luiza Galindo,  direção do Presídio de Bambuí MG  Diretor Wellington Fiusa, representante do Conselho Tutelar, Rose Sifuentes ,representantes  de Associações  ,da  comunidade local, a jornalista  Nancy Gonçalves Dias ,  do Jornal da Canastra e demais visitantes

  "Atualmente há um acervo de  14155  processos : 8638 foram despachados ;3841 pessoas ouvidas em audiência ,3.636 , pessoas autuadas  e  3119 sentenças e decisões  durante o ano de 2019  . Todo estes trabalhos forenses  foram realizados  graças ao empenho dos funcionários , servidores , com o apoio da OAB , e de alguns estagiários, destacou o MM Dr.Pedro Barcelos dos Santos

Apontou que para a ideal equalização entre demandas e decisões, a Comarca deveria ter mais funcionários  ,  novos servidores.  e  que o concurso em andamento deverá preencher apenas 02 vagas para a Comarca de Bambuí e   ainda que  questões orçamentárias precisavam  também  ser levadas em conta”, disse Dr. Pedro.

Relatou que o  elevado número de processos na Comarca local  conta com alguns  que têm mais de 20 anos ,resultando  " filhotes" , por isto , complicando,   mais os trabalho.

O mesmo parecer foi citado pela escrivã da Comarca de Bambuí,  Liliane  Irene de Paula,   que foi convidada pelo MM Dr. Barcelos a dar o seu parecer  onde apresentou as mesmas dificuldades  , no andamento dos processos 

O prefeito Olívio Teixeira  tomou da palavra para agradecer ao MM Dr Pedro  Barcelos  .a todos os funcionários  e servidores  pelo excelente trabalho em prol da Comarca , dando   sugestão  para implantar mais uma Vara Cível, na Comarca.

A defensora pública Natália Torres , tomou da palavra para falar das dificuldades existentes  e o agradecer o apoio do MM Dr. Pedro  dos Santos  , colegas  advogados que lutam para solucionar os trabalhos forenses .

Dr. Pedro Barcelos está prestes a completar 49 anos de trabalhos como Juiz de Direito e  finalizou a reunião , agradecendo   a presença de todos , e com muita   alegria , muito bom humor  que lhe é peculiar , relata que completará    vinte  e um anos , somente na Comarca de Bambuí e a alegria   em  morar na cidade,após a sua aposentadoria!

Historicamente, a figura do padre é de grande importância, pois é uma pessoa de muita influência junto à comunidade.
Um sacerdote estuda muitos anos até receber a ordenação. Os padres católicos podem pertencer a uma ordem religiosa, como os franciscanos, vicentinos, jesuítas etc Eles possuem um "carisma" próprio, seja ele educacional ou de cuidado aos doentes, e vivem sob a supervisão de um superior.
Já os padres dioc-sanos estão ligados diretamente ao bispo de sua dio-cese e tem como missão cuidar dos seus paroquianos.
Na Igreja Católica, a figura do padre é considerada semelhante a de um "pai" (padre), que intercede por seus "filhos" (fiéis) em nome de Deus e Jesus Cristo.

O Jornal da Canastra entrevistou o Pe Edson Augusto Teixeira que chegou a Bambuí recentemente para dirigir a paróquia de Sant´Ana .
Eis a entrevista

Jornal da Canastra- Pe Edson Augusto Teixeira como o Sr. decidiu ser Padre?

Pe Edson Estimado (a) leitor (a) do Jornal da Canastra, paz e bem! Sou natural de Bom Despacho-MG. Sou filho de uma família de fé e comprometida com a causa do Evangelho, com a vida, com o bem comum. Assim, o ser Padre foi consequência, com a colaboração de muitas outras pessoas.

JCanastra- Como foi a sua nomeação pa-ra vir para Bambuí?
Pe Edson -Devido a transferência do Pe. João Bosco para Formiga, o Dom José Aristeu e o conselho de presbítero escolheu o meu nome para a Paróquia Sant’Ana em Bambuí.

JCanastra - Pe. Edson todos gostariam de conhecê-lo melhor. Poderia falar-nos sobre sua trajetória de vida?

Pe Edson - Sou o décimo filho de uma prole de dezesseis. Graças à base familiar e comunitária, desde os sete anos de idade sou engajado na Vida da Igreja, por meio da SSVP. Como consequência, Pe. Paulo Dias Barbosa e Ir. Ana, Congregação da Missão, encaminharam - me para Vida Religiosa. Em 2004 retornei à minha Diocese de Origem, Diocese de Luz. Em nossa e por nossa Diocese, já exerci o Ministério em Lagoa da Prata, Santo Antônio de Monte, Paineiras, Biquinhas, Panis e Rondônia.


JCanastra - Todos possuímos aquelas pessoas pelas quais temos grande reverência e nos inspiramos em seus exemplos. Quais são as personalidades que lhe inspiram?
Pe Edson - Personalidades bíblicas: Jesus Cristo, São José e Nossa Senhora, São Joaquim e Sant’Ana, Amós, Ester, São Paulo e São Pedro! Personalidades da Igreja: São Francisco de Assis, São Vicente Paulo, SantaTeresa de Calcutá, Ir. Dulce, Dom Helder Câmera, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom Pedro Casa-l dáliga, São João XXIII, São Paulo VI, Ir. Dorothy e Papa Francisco. Personalidades da História: Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Chico Mendes...


JCanastra - O senhor poderia compartilhar um pouco co-nosco sobre sua experiência da última Paróquia?

Pe Edson - A última Paróquia, na condição de Pároco, foi Nossa Senhora do Carmo em Panis, foram dois anos e nove meses de trabalho. Foi uma rica experiência no, administrativo e pastoral. Administrativo: reformas da Igreja Matriz, reforma de três Igrejas em comunidades rurais e reforma da casa paroquial; construção do escritório paroquial e continuação da construção da Igreja São Cristóvão no Bairro Alvorada. Pastoral: multiplicação das comunidades urbanas, de cinco para onze; fortalecimento dos círculos bíblicos, fortalecimento do trabalho a partir do ECC, Pastoral Familiar e Juventude; reestruturação da Pastoral do Dízimo. Foi justamente a partir da reestruturação da Pastoral do Dízimo que foi possível o fluir dos trabalhos já mencionados. A Paróquia é uma engrenagem, o Padre e o Povo tem que caminhar em sintonia, a partir da comunhão e do respeito.

JCanastra - Quais são suas expectativas agora como o mais novo pároco da Paróquia Sant´Ana de Bambuí?
Pe Edson - Estou como administrador Paroquial, devido a Assembleia Diocesana em Dezembro, lá será definido se ficarei como pároco ou não, assim caminharemos com cautela e firmeza. Expectativas: que estejamos antenados em Jesus Cristo, em comunhão com a Igreja, em comunhão com o Papa Francisco e sua luta pela vida.

JCanastra - O senhor poderia deixar uma mensagem para seus novos paroquianos?

Pe Edson - Estimados Paroquianos, estamos vivendo um tempo de graça. Papa Francisco é um presente de Deus para Igreja, para o Mundo. Estejamos atentos aos seus apelos. Apelos em profunda sintonia com Jesus Cristo, com o Evangelho, com Eucaristia, com a vida num todo. O Sínodo para a Amazônia é um presente de Deus à humanidade, à toda Criação por meio do Papa Francisco. Fiquemos atentos ao que vemos nas redes sociais, pois há muitos fake-news sobre o sínodo, sobre o Papa Francisco. Procure se informar a partir de sites sérios e confiáveis. Exemplo de sites confiáveis: CNBB, PUC-MG, DOM TOTAL. Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja, é estar em comunhão com Jesus Cristo.
Que nossa querida padroeira, Sant’Ana nos ajude a esta comunhão e fidelidade.
Estimado leitor (a), fraterno abraço! Aos poucos iremos nos conhecendo. Paz e bem a vc!

JCanastra - Nós ficamos imensamente felizes pela presença do Sr. aqui na nossa paróquia!
Que Deus possa iluminar sua trajetória e que continue assim com muita luz!

Pe Edson - Amém! Estejamos todos em profunda sintonia com o Deus Uno e Trino, para que sejamos protagonista do cuidado com a Vida em todas as suas dimensões!

A população de Bambuí agradece a Deus pela presença do Pe Edson Augusto Teixeira em nossa Paróquia que, através da caridade e da fé, dedica sua vidas aos pobres e aos não afortunados e mostram que todos são dignos do amor de Cristo.

Ao Pe Edson que dedica sua vida em seguir o caminho do amor e da palavra de Cristo, toda a nossa gratidão e votos de eterna paz e alegria.

Agradeçemos imensamente pela graça de tê-lo em nossa paróquia!

Seja bem- vindo Pe Edson Augusto Teixeira a Bambuí!

Jornal da Canastra