Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sob o comando de Adolf Hitler.
Os nazistas assassinaram, primeiramente, pessoas que tinham alguma deficiência mental ou física, e opositores do governo.
Além disso, grupos sociais que eram considerados “inferiores”, segundo o nazismo, como negros, homossexuais, Testemunhas de Jeová e ciganos, pereceram nos campos de concentração.
Vítimas do Holocausto
Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estimam-se que tenham sido assassinados mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto.
A dimensão da crueldade que foi o Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura .
No dia 27 de Janeiro se comemora em muitos países, o Dia Internacional do Holocausto. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU não por acaso. Neste dia, as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração na cidade polonesa de Oswiecim (Auschwitz) que era uma verdadeira "fábrica da morte" para os presos, na sua maioria, judeus.
Eu estava de férias e não queria nem pensar em ver coisas tristes durante minha viagem a Berlim. Resolvi então, depois que a guia Assunta, uma chilena muito comunicativa me convenceu que seria muito bom conhecer o Campo de Concentração Sachsenhausen, perto de Berlim. Foi ela que nos contou e descreveu com detalh e es sobre o Campo de Concentração Infelizmente foi uma das experiências mais triste s e muito emocionante que tive em Berlim! Chorei rios de lágrimas!
Sachsenhausen é um memorial em um antigo campo de concentração que existiu bem próximo a Berlin.
O Sachsenhausen foi um lugar de muito sofrimento. Passar por seus portões deu-me um nó na garganta. É um campo de concentração na Alemanha, que esteve ativo desde meados de 1936 à abril 1945. Recebeu este nome, devido à região onde se localizava. Sachsenhausen fazia parte da cidade de Oranienburg, em Brandenburgo.
Foi a primeira de uma série de instalações construídas pelos nazistas, para confinar ou liquidar em massa opositores políticos, judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, e, posteriormente, milhares de prisioneiros de guerra .
Uma foto que me chamou atenção foi uma montagem de fotos de propaganda nazista, onde prisioneiros e guardas se divertiam juntos: “Tudo armado para que o mundo não soubesse das barbaridades ali cometidas, disse Assunta.”
O governo alemão tentou esconder tamanha barbaridade até no momento quando as tropas aliadas ali estiveram e descobriram as atrocidades cometidas.
Visitamos salas com exposição de dormitórios com beliches, vasos sanitários e salas das “clínicas” que eram usadas para os experimentos nazistas e os fornos onde os corpos eram queimado s.
Para evocar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto fica aqui este depoimento, e fotos tiradas ao conhecer este campo de Concentração !!
Espero que as gerações futuras nunca se esqueçam das atrocidades bárbaras cometidas por Hitler: o homem mais louco do século passado!