16
Qui, Set
ptenfres

Ferramentas

O dia 05 de junho foi o dia escolhido para se referenciar o Meio Ambiente mas ele está em nossa vida diariamente e constantemente. Assim como o dia das mães ou mesmo o dia de finados, não devemos nos lembrar de assuntos tão importantes apenas em datas comemorativas.
Por se tratar de uma grandeza imensurável aos olhos de uma pessoa o “Meio Ambiente” deve ser entendido e sentido por todos nós como o ambiente que nos cerca, e somando-se com os demais ambientes, perto ou longe de você, formaram o ambiente do planeta como um todo.
Diversas são as ações e impactos causados ao Meio Ambiente no decorrer de um dia de sua vida. Mas nem por isso devemos deixar de cumprir com nossas atividades ou necessidades para ter uma vida mais completa e saudável. Por isso os extremismos são perigosos. Em todas as áreas que envolvem ações e atitudes humanas o exagero leva a problemas, seja a ele próprio ou ao meio que o cerca.
Em momentos como os atuais em que mudanças nas nossas rotinas e o modo de levar a vida, impostos por uma pandemia, também são momentos para mudar de atitude em relação a muitas coisas.
O que podemos fazer pelo meio ambiente em uma situação tão específica como o isolamento e/ou distanciamento social?

1º atitude – Consuma alimentos e recursos para manutenção da sua qualidade de vida de modo responsável e cuidadoso. Pense antes de comprar. Faça uma lista de compras. Depois de escrever a lista pode perceber que algumas coisas colocadas ali podem ser descartas ou são desnecessárias.
2º atitude – Separe para reciclagem todo e qualquer material possível de ser aproveitado para esse fim. Por exemplo, não amasse papéis em forma de bolinha para armazenar para reciclagem. Você sabia que quando faz isso dificulta o uso do papel para esse fim? O papel para reciclagem deve ser rasgado e não amassado.

3º atitude – Separe a parte orgânica do seu lixo e não misture a parte não orgânica. Faça uma compostagem na sua casa. Assim você terá um excelente adubo para suas plantas e não gastará nada por isso além de alguns minutos por dia.

4º atitude – Evite gastar água demais para tarefas simples e sempre que possível use a mesma água para mais de uma atividade. A água do tanque de lavar roupas, por exemplo, pode ser aproveitada para lavar a varanda ou baixar a poeira do terreiro.

5º atitude – Faça substituições saudáveis. Troque o refrigerante por sucos naturais. O sorvete industrializado por um caseiro. Uma comida industrializada por uma feita em casa. Assim vai eliminar muitas embalagens que veem para sua casa com as compras além de ter uma vida mais saudável.

6º atitude – Pratique uma atividade manual. Faça um jardim, um artesanato, uma tarefa de casa, ou se arrisque até em um conserto doméstico. Ocupe seu tempo com coisas saudáveis e que lhe tragam retorno. Retorno nem sempre quer dizer dinheiro. Paz de espírito e alegria auxiliam na economia com doenças e depressões.

7º atitude – Compartilhe suas experiências com outras pessoas. Conte para os amigos, vizinhos e parentes suas conquistas com pequenas atitudes. O bem também se propaga e contagia, não só o vírus que está por aí.

8º atitude – Descubra novas mudanças de atitude. E não esqueça que atitude, segundo o dicionário, é o comportamento ditado por sua disposição, maneira ou conduta. Então mude, faça, explore novas atitudes e sempre procure melhorar.

 

Festival de Dança de Bambuí