29
Ter, Set
ptenfres

Destaques

Grid List

Patrocinadores

Banner quadrado  Paulinho  6.1

Outros destaques

Grid List

Banner quadrado - Wilson  I
Banner Quadrado - MultElétrico i  II
Banner Quadrado  TIM- III
Banner Quadrado -  Capa Jornal IV
Banner quadrado 9
banner quadrado 10
Banner quadrado 13 -Bem solar
Banner quadrado   Geovanna  15

Ferramentas

No Brasil, para o profissional estar apto a exercer a função de advogado é preciso concluir o curso de ensino superior em Direito e passar no Exame da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil

.
O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Ambos os cursos foram criados por D. Pedro I, em 1827.


Em entrevista para o Jornal da Canastra Dr. Deone Custódio de Toledo fala um pouco sobre:Direito  ,mercado de trabalho e requisitos para entrar neste setor

Dr. Deone Custódio de Toledo é graduado em Direito, pela PUC - Arcos em 2005, Pós graduado em Direito Processual em 2007. Foi Vice Presidente da OAB em 2013 à 2015 e Presidente da OAB, em 2015/2018. Tem escritório de Advocacia, desde 2006. “Bambuí, por tradição sempre teve bons advogados. Eu tive o privilégio de atuar com alguns dos advogados que me inspiraram tais como: Dr. Dalmo Torres, Dr. Ênio Machado e Dr. José Otaviano Dias, todos muito bons oradores, muito bons no júri popular”, disse ao Jornal da Canastra.

 

Dr. Deone Custódio de Toledo é filho de José Jorge de Toledo e Helena Abadia Custódio de Toledo. Eis a entrevista!

 

Jornal da Canastra Para o sr. que é ser um bom advogado?

Dr. Deone Cus-tódio de Toledo - Um bom advogado é aquele que busca a todo momento o seu aperfeiçoamento técnico. É aquele profissional estudioso que se esforça para se manter atualizado na área do direito que se propõe a atuar, transparente e atencioso como seus clientes e que age sempre pautado pela ética profissional.


JCanastra - Que advogados influenciaram a sua formaçao?

Dr. Deone - Bambuí , por tradição sempre teve bons advogados. Eu tive o privilégio de atuar com alguns dos advogados que me inspiraram tais como : Dr. Dalmo Torres, Dr. Ênio Machado e Dr. José Otaviano Dias, todos muito bons oradores, muito bons no júri popular. Também inspirei-me em outros bons advogados no circuito OAB, tais como Dr. César Britto, ex-presidente do Conselho Federal, Dr. Raimundinho, Dr. Luís Cláudio Chaves e Dr. Antônio Fabrício que já presidiram a seccional mineira, e Dr. Bruno Reis de Figueiredo, ilustre advogado bambuiense com escritório em Belo Horizonte.

 

JCanastra - Como o sr. se define o Direito?
Dr. Deone - Para mim, de uma forma bem simples, Direito se define como : o que é lícito, justo, e correto.

 

JCanastra - Qual é a sua área de atuação na advocacia?

Dr. Deone - Gosto muito do direito civil,trabalhista  tenho estudado e atuado atualmente também no direito eleitoral.

 

JCanastra - o sr. concorda que o atual mercado de trabalho para o advogado no país está mais competitivo e escasso?

Dr. Deone - Esca-so não. O número atual de processos em nosso país prova que o mercado de trabalho para o advogado não está escasso, vez que há cerca de 80 milhões de processos em tramitação. O advogado deve buscar ser competitivo, ser um bom advogado. Com cerca de 1,16 milhões de advogados inscritos nos quadros da OAB a proporção é de um advogado para cada 180 cidadãos brasileiros.

 

JCanastra - O que o sr. atribui essa grande procura pelo Curso de Direito, no Brasil?
Dr. Deone - É fato que o Curso de Direito continua sendo um dos mais procurados. Eu particularmente acho o Cur-so de Direito fantástico. Acredito que o curso seja bastante procurado porque abre um grande leque de opções aos bacharéis atuar como: advogado autônomo, bem como em razão de haver muitas oportunidades no setor privado e no públi-co, via concursos.

 

JCanastra - Como o sr. avalia o relacionamento da tríade: Advogado, Jus tiça e Leis no Brasil?

Dr. Deone O direito deve ser dinâmico e acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade. No entanto, acredito que atualmente isso não esteja ocorrendo. Há um emaranhado de leis, muitas desajustadas ao atual cenário da sociedade. O poder judiciário ao invés de crescer na mesma proporção da população e do número de demandas encolhe e não vem a tendendo de forma eficaz, ou seja, “justiça tardia não é justiça”.

Nesse cenário há ainda a figura do advogado,indispensável  à administração da justiça, mas muitas vezes desrespeitados, violado em suas prerrogativas e sequer reconhecido como atuante em atividade tida como essencial.



JCanastra - O estudante que deseja fa-zer o curso de Direito, em quais áreas ou segmentos o bacharel em Direito pode atuar? Quais são as mais concorridas?

Dr. Deone - O ba-charel em direito pode atuar na área acadêmica, como advogado no setor público ou privado no poder judiciário como serventuário ou como magistrado, como policial, como promotor público e como diplomata. As mais concorridas em geral são as áreas do setor público, cujo ingressso se dá via concurso público.

 

JCanastra - Qual ou quais perspectivas que o sr. vislumbra para os futuros profissionais da área? Quais os requisitos básicos para quem deseja entrar neste setor?
Que conselhos daria a essas pessoas?

Dr. Deone - Quem quer atuar na área do direito  deve ter em mente que jamais deve parar de estudar, a constante atualização  é imprescindível. As oportunidades profissionais melhor remuneradas estão no setor público, via concurso público. Aconselho muita disciplina e estudo para que se torne um profissional competitivo.

 

Mensagem
“O direito é a mais universal das aspirações humanas, pois sem ele não há organização social. O advogado é o primeiro intérprete. Se não considerares a tua, como a mais nobre profissão sobre a Terra, abandona-a, porque não és advogado.”finaliza Dr. Deone Custódio de Toledo.
(Ives Gandra da Silva Martins)