26
Qui, Nov
ptenfres

Destaques

Grid List

Patrocinadores

Banner quadrado  Paulinho  6.1

Outros destaques

Grid List

Banner quadrado - Wilson  I
quadrado destaques - Lasmar 18 -2
Banner Quadrado - MultElétrico i  II
Banner Quadrado -  Capa Jornal IV
Banner quadrado 9
banner quadrado 10
Banner quadrado 13 -Bem solar
Banner quadrado   Geovanna  15
Quadrado  Outros Destaques - Marina Novo Vll

Ferramentas

Jornal da Canastra, através da jornalista Nancy Gonçalves Dias, em comemoração aos seus 19 Anos de existência criou um“Projeto de Ações” para incentivar e resgatar o Turismo em Bambuí, juntamente com os Municípios vizinhos.
Entre várias ações o Turismo Rural faz parte do “Projeto de Ações” que tem como objetivo incentivar o Turismo Rural em Bambuí e região,onde existem excelentes propriedades bem estruturadas e prontas para implantar o Turismo Rural!

 

Em Dublin eu e minha filha entramos em uma Agência de Turismo, para conhecer a programação do turismo local.Entre várias viagens programadas  e  divulgadas  em folhetos escolhemos um passeio Rural ,na região de Dublin.

Preparamos -nos para a viagem , que seria alí depois de dois dias . Levantamos ,cedo , isto é, o dia amanhecia ,naquela época , mês de fevereiro depois das 10 horas da manhã  .Fomos para o local , de onde partíamos para aquela viajem , que duraria o dia todo.

O cicerone , que nos levaria àquela viagem era também, o  chofer .Tomamos os assentos na van, e fomos  para a estrada à fora . O dia estava ainda escuro quando paramos em um restaurante , na beira da estrada  para um suculento café!

O dia já estava clareando quando voltamos à van para continuar nossa viagem

Através da janela um belo cenário descotinava : avistamos vacas holandesas a pastar nos verdes campos num belo cenário rural. Quando . É um lugar encantador, com uma atmosfera serena.O chofer era muito comunicativo, contava piadas , cantava , e ensinávamos , músicas floclóricas .

A paisagem era linda , ainda o verde despontando naquela época , montanhas e colinas enfeitavam o cenário.

O  chofer deu uma parada para tiramos umas fotos ,porque a paisagem era muito linda , ao fundo avistava  um cenário fotográfico ; um canion   de àgiuas tranquilas e serenas Ao lado avistamos vacas holandesas a pastar nos verdes campos num belo cenário rural. Quando estivemos lá estava deserto, tivemos a Abadia só para nós. É um lugar encantador, com uma atmosfera serena.

Depois de muitas horas de viagem  chegamos ao local do passeio!

O senhorio  muito sorridente viera nos receber!Convidou -nos para chegarmos até um curral.

Um cão da raça Boder Collie através do comando de um assobio pelo seu dono, busca um rebanho que pastoreava a uns 1000 metros. distante do curral. Ele reunia as ovelhas e dirigia-as até ao curral onde estávamos .Todos muito  atentos observam com atenção o que iria acontecer.

Encantados com aquele Boder Collie ensinado balbuciam palavras de admiração:
“Que lindo!”

“Como é ensinado!”

“Que gracinha!”

Esta atração faz parte de um roteiro turístico que tive o prazer de assistir, em Dublin, na Irlanda, que incentiva o Turismo Rural!
Baseada nesta pequena atração, comecei a refletir sobre o Turismo de Bambuí, e cidades vizinhas que têm atrações muito melhores do que aquele cãozinho ensinado, que tanto encantaram a todos!

Depois desta atração fomos convidadas, a calçar uma bota ,tipo sete léguas ! Caminhamos alguns metros em um terreno bastante molhado .O motivo era para mostrar: um terreno, tipo pantanoso.Com um enxadão ele mostrava como era a terra , pegajosa .Ele ofereceu o enxadão para que os turistas pudessem ver como era o solo , ao ser perfurado" .

Esta história é para mostrar como um passeio tão simples serve de atração rural para turistas .

Sobre aquele passeio comecei a refletir que  em  nossa região tems  coisas lindas  e muito mais atraentes!Nossos ruralistas poderiam contribuir oferecendo sua propriedades e receber um dinheirinho a mais para suas despesas ,oferecendo passeios Turísticos Rurais  

O que é Turismo Rural?

 

Essa é uma modalidade em expansão no Brasil, para quem adora passar um tempinho desconectado no interior. É uma viagem muito ligada às nossas raízes agrárias, onde valoriza : a paisagem, a gastronomia, o estilo de vida e as tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos.
Vivenciar uma rotina diferente, nem que seja por alguns horas ou dias, talvez seja o principal atrativo que as propriedades rurais proporcionam, incorporando atividades turísticas para ampliar as experiências oferecidas aos visitantes, além da possibilidade de geração de uma renda adicional para as comunidades locais.
O Turismo Rural pode contribuir para a revitalização econômica e social das regiões, a valorização dos patrimônios e produtos locais, a conservação do meio ambiente, a atração de investimentos públicos e privados com infrastrutura para os locais onde se desenvolve.
É legal priorizar os passeios e ou estadia em fazendas de agricultura familiar, que proporcionam uma proximidade maior com quem está inserido no meio rural e extrai da terra seu sustento para sobrevivência.

E aí, bora pegar o caminho da roça?


Existem uma porção de propriedades rurais na nossa região que poderiam participar com este tipo de turismo: cada propriedade com suas particularidades e cultura, o que torna este tipo de Turismo tão especial que poderiam ser aproveitadas que poderiam promover várias atividades para crianças e adultos!
Como várias propriedades rurais, na região de Bambuí e cidades vizinhas se destacam com artesanatos, produção de cervejas, licores , cachaças, vinhos, laticínios, embutidos, e ecoturismo seria um “ prato cheio”, para mostrar aos turistas como produzem cafés, queijos, fubá, embutidos suínos, biscoitos e doces, além de oferecer descanso e atividades para quem quer colocar a mão na massa : “tem muito biscoito para enrolar, doce para fazer, animal para alimentar, verdura para colher e semente para plantar”, Como vimos estas propriedades poderão oferecer vivências maravilhosas que serão muito bem aceitas pelos turistas

!
Um misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas , rurais. e também o tradicional pesque e pague, ao colhe e pague de frutas como jabuticabas, mangas, laranjas e a boa mesa acompanhada de café colonial, venda de produtos artesanais, como compotas, geleias e cervejas caseiras, até hortaliças orgânicas. O agroturismo também poderá ser uma atividade a oferecer como visitas agroindústrias familiares, alambiques e propriedades que produzem mel, abacaxi, mandioca, grãos, entre outros.
A equipe do Jornal da Canastra convida os senhores ruralistas para abrirem suas propriedades para visitas com o intuito de completar a sua renda,e aos mesmo tempo proporcionar aos visitantes experiências e vivências maravilhosas!

Turismo Rural e produção
A produção rural pode ser uma motivação para o Turismo Rural, isso, porque os turistas serão motivados também pelo consumo do que é produzido nas propriedades rurais, principalmente, de produtos orgânicos e produções artesanais, e dessa forma, a agricultura familiar será fortalecida com o turismo rural, o que é uma ótima oportunidade de vender o que se produz, pois nada como consumir direto do produtor.


O Turismo Rural poderá movimentar a nossa economia, gerando empregos é uma solução a mais para que o pequeno produtor complemente sua renda, principalmente, em vistas das oscilações no preço de produtos agrícolas
Pense nisto!


Cantato pelo telefone (37) 3431-1101
( 37) 999577514.
Maiores informa ções que podem auxiliar os proprietários de fazendas a implantar o Turismo Rural.