08
Qua, Jul
ptenfres

Ferramentas


Muitas pessoas têm tamanha dificuldade de negar algo que acabam vivendo para fazer a vontade dos outros. Sempre que você diz “sim” quando quer dizer “não” provoca a própria insatisfação. Pensar que você está sendo egoísta ou que as pessoas vão taxar você assim, dificulta ainda mais um posicionamento efetivo diante do que você quer ou não. O fato é que existe larga distância entre ser egoísta e fazer tudo o que as pessoas querem e vale muito a pena você saber distinguir isso.
É importante entender que a dificuldade de negar está intimamente ligada à baixa autoestima. Representa o medo de ser rejeitado, de não ser agradável aos outros e ficar só. É por isso que pessoas com problemas de autoestima e pouca confiança em si mesmos, costumam sentir-se pressionados e tendem a aceitar todos os pedidos que lhes são feitos.
Algumas dicas podem ajudar você a aprender a dizer “não” com tranquilidade. Vamos a elas:


1. Ensaiar dizer “não”
Ciente de que o processo de aprendizagem humana passa inicialmente pela repetição, lembremos de exercitar continuamente toda mudança de comportamento. Podemos treinar nosso cérebro para dizer habitualmente não, em vez de sim, aos pedidos, ensaiando uma resposta rápida quando as pessoas nos pedem favores.
Para facilitar, escolha uma maneira ou frase padrão de responder quando você não quer fazer algo e pratique antes mesmo de precisar.
Exemplos
• “Eu não posso me comprometer com isto agora, tenho outras prioridades no momento”
• “Agora não é um bom momento”
• “Eu adoraria fazer isso, mas…”


2. Seja claro e verdadeiro
Dizer não é mais fácil quando somos claros sobre nossas prioridades e falamos de forma autêntica e fraternal. Para negar algo a alguém você não precisa ser rude, mais do que isso, não deve ser. De acordo com a psicologia comportamental, uma pessoa assertiva é a que demonstra autoconfiança em suas palavras, ações e comportamentos. Um importante fundamento da assertividade é ter opinião clara, ter uma posição estabelecida e agir com educação e afeto. Assim, mesmo de forma vaga, como os exemplos citados acima, você deve se mostrar seguro. Você não precisa entrar em detalhes, dizer a verdade não é o mesmo que compartilhar mais do que é necessário

.
3. Tome a sua decisão
Se você considerou que o melhor é negar, então encare isso, aja e não perca tempo pensando se deveria ou não ter feito. Isso vai estragar o seu prazer de fazer o que realmente deseja, ou seja, mesmo dizendo “não” vai sabotar a sua satisfação. Portanto, encerre o assunto até mesmo em seus pensamentos. Sentir-se culpado por fazer algo que você queria fazer é insensato, totalmente inadequado.
É importante que se esclareça que não se trata de faltar com a generosidade, virtude tão importante para a satisfação humana, falamos em querer agradar aos outros e faltar com o respeito a si próprio. É preciso encontrar o equilíbrio entre considerar as próprias necessidades e prioridades e as necessidades dos outros.
A capacidade de dizer não é um aprendizado que traz autenticidade na vida e nos relacionamentos.
ENJOY PEOPLES CHICS!
...

Festival de Dança de Bambuí