06
Seg, Jul
ptenfres

Ferramentas

 

 

Nutrição balanceada minimiza efeitos estressantes na planta favorecendo o seu desenvolvimento

 

Para oferecer uma beterraba com a qualidade e a padronização procuradas pelo mercado consumidor, os cuidados do produtor devem ir além do preparo de solo, da correta disponibilidade de água e da boa densidade de semeadura. Entre os pontos chave no processo está o manejo nutricional, essencial para que a planta consiga expressar todo o seu potencial genético, alcançando o tamanho e o sabor desejados.

 

A nutrição balanceada do cultivo minimiza efeitos estressantes na planta, favorecendo o seu desenvolvimento, explica o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science. "É importante fornecer nutrição adequada para essa planta contribuindo para que condições adversas, como o clima, não promovam interferências que possam comprometer o vegetal", afirma.

 

No município de Rio Paranaíba (MG), o cuidado com o manejo nutricional está entre as práticas adotadas pelos produtores, como é caso da Sekita Agronegócios. Segundo o engenheiro agrônomo da empresa Rafael Katagiri, soluções naturais à base de nutrientes e aminoácidos são utilizadas a fim de reduzir o estresse da beterraba. "Auxiliou bastante no enchimento e em uma padronização melhor", destaca. De acordo com Revoredo, quando nutrientes são complexados por aminoácidos, a sua absorção é facilitada.

 

Na cultura da beterraba, o especialista ressalta a atuação do elemento Boro. "Ele participa da formação de tecidos novos, atua em algumas atividades fisiológicas da planta e é cofator de funções bioquímicas, promovendo um balanceamento hormonal do vegetal", conta. O agrônomo lembra também do zinco e do cálcio, como elementos essenciais para a cultura.

 

Outra ferramenta indicada são produtos à base de extratos de plantas, além de aminoácidos, que devem ser aplicados durante o cultivo, principalmente no momento da formação da beterraba. "Assim permite-se que a planta tenha um crescimento mais equilibrado e consiga expressar suas caracteristicas de classificação e tamanho", finaliza Revoredo.

 

--

 

Sobre a Alltech Crop Science

 

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

 

Festival de Dança de Bambuí